Barra de navegação
 Menu

Úlcera de córnea em cães e gatos


 Os olhos dos cães e gatos são muito delicados, assim como os dos humanos, e qualquer agressão a eles pode causar muita irritação. Uma das causas mais comuns de dor ocular nessas espécies é a ceratite ulcerativa, também conhecida como úlcera de córnea.

 A córnea é a camada mais externa do olho, transparente, que permite a passagem de luz e protege as estruturas internas do bulbo ocular. Um ferimento nesta estrutura, é chamado de úlcera e pode ser desde um arranhão, até lesões maiores e mais graves.

 Cães braquicefálicos (raças de focinho curto), como o shih-tzu, lhasa-apso, pug e bulldogs, são frequentemente acometidos por essas lesões oculares, porque seus olhos são mais proeminentes e muito expostos. No entanto, as úlceras de córnea podem ocorrer em qualquer outra raça e também nos gatos.

 É sempre muito importante diagnosticar qual fator deu origem a lesão corneana a fim de evitar que ela ocorra novamente no futuro. Podem ser citadas como causas comuns, os traumas externos, brigas, arranhaduras por outros animais e autotraumatismos. Olho seco (deficiência da quantidade e/ou qualidade da lágrima), alterações palpebrais, cílios e pelos mal posicionados também podem gerar ceratite ulcerativa.

 Os sinais clínicos geralmente são dor, irritação ocular, sensibilidade a luz, animal com o olho sempre fechado, secreção ocular e lacrimejamento. O diagnóstico precoce realizado por um médico veterinário através de exames oftálmicos específicos é de extrema importância e quanto antes se instituir o tratamento, maiores são as chances de cicatrização.

 O tratamento geralmente é realizado com colírios, ou pomadas oftálmicas e medicações sistêmicas. Porém alguns casos mais graves e com complicações necessitam de intervenção cirúrgica.

 Embora as úlceras de córnea possam aparentar ser simples, são um problema grave, que podem levar a perda da visão, ou até mesmo do olho do animal. Caso seu cão, ou gato apresentem qualquer sinal de desconforto ocular, procure um profissional da área o mais rápido possível.

Drª Amanda Araújo

Médica Veterinária na Clínica Veterinária Arlindo Araújo
Araçatuba-SP

Pós-graduação em Oftalmologia Veterinária

 Anúncios
 Rodapé